HIPERTEXTO
Após várias leituras do texto, cuja temática principal é hipertexto, observei pontos relevantes que até então, para mim eram ignorados e que vale a pena destacar.
Hipertexto significa combinação de blocos mais ou menos autônomos do texto. Estes são apresentados em meios eletrônicos computadorizados, os quais têm efeitos de remeter informações associando entre si bastantes elementos para que o usuário possa navegar entre eles, escolhendo seu próprio caminho, sem seguir uma seqüência pré-estabelecida.
Navegar dentro de um hipertexto, nada mais é do que mapear um percurso em uma rede que pode ser tão complexa quanto possível, tecendo assim, ligações entre conectar o texto a outros documentos. O hipertexto, como ferramenta no processo ensino e aprendizagem, facilita um ambiente de descobertas, pois, ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, maneira de aprendizagem considerada como mais duradoura. Trazendo como vantagem à educação, a construção de conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas,
É necessária a utilização dessa ferramenta para aquisição de novos conhecimentos, uma vez que o hipertexto é o recurso que faltava, sem barreiras ou limitações, havendo conexão entre a indagação e as incertezas do ser humano, impulsionando a um espaço de respostas, ou seja, a links, sem receio de navegar.
Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa. ( parágrafo, extraído do manual das TICs, pág.107)