Descrição do processo de Planejamento

Como foi planejar usando hipertexto ou internet? Contemplou a utilização de outros recursos? (TV, rádio, máquina digital, Data Show, Note Book)? O planejamento é um mecanismo, necessário na vida profissional do educador, pois nos dar possibilidade de criar e recriar ações que venha a contemplar melhorias na aprendizagem. Foi gratificante planejar, utilizando a internet, pois a mesma nos oferece diversos meios de informação, que auxilia de maneira significativa nas nossas atividades. Também, utilizei de outros recursos tão importantes quanto à internet, (máquina digital, microfone, caixa amplificada, computador). Execução: Como ocorreu a aplicação dessa atividade com os alunos? Como foi a receptividade? Como aconteceu a aprendizagem dos alunos? No primeiro momento foi proposto à turma, uma aula onde eles iriam pesquisar o conteúdo e apresentarem em forma de seminário. De início eles ficaram muito empolgados e curiosos com a proposta, havendo assim uma receptividade. Acredito que a partir do momento que se organizaram em grupos, com os temas já definidos pelo professor, os alunos passaram a se envolver com as atividades, era bastante perceptível à empolgação e o envolvimento dos mesmos em distribuírem e desenvolverem tarefas e responsabilidades. A aprendizagem se deu no momento da apresentação dos grupos: a criatividade era o ponto mais marcante de cada equipe, pois estavam seguros e confiantes em relação ao tema estudado. Os alunos aplicaram os seus conhecimentos de maneira inovadora, Ex.: simulação da erupção vulcânica em uma maquete. Teve dificuldades? Como gerenciou? Como superou? Você tem registro da atividade dos alunos?(vídeos no Youtube, fotografias). Dificuldades sempre existem, mas como um bom mediador, contornei da melhor maneira possível, que foi dialogando, com alunos que não haviam compreendido como funcionava a atividade proposta, mas depois tudo foi resolvido. Nada que uma boa conversa, não resolva. Registrei os momentos das apresentações e pude constatar a alegria nos rostinhos de cada um, é muito gratificante quando você planeja e observa que valeu todo esforço e dedicação no momento de orientar e fazer acontecer.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Bioma Brasileiro

         Durante a execução das atividades, os alunos se comportaram de maneira responsável e interativa em tudo o que era apresentado e explicado, houve grande participação por parte da turma.
       A aprendizagem ocorreu da melhor forma possível, pois pude perceber no momento das apresentações dos grupos, que os trabalhos onde os alunos recorreram a diversos recursos tecnológicos (internet, pendrive, caixa amplificada, projetor de imagem), facilitaram a compreensão da temática em questão.
    Compreendi que é imprescindível ministrar esse conteúdo com os adolescentes, pois aborda a realidade na qual estão inseridos, “Bioma Cerrado” segundo maior do Brasil, onde os adolescentes puderam perceber a necessidade de acordar para seu papel como cidadão brasileiro e futuro da nação, de dar um basta nessa falta de respeito com o meio ambiente e modificando hábitos e postura.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

REFLETINDO SOBRE MINHA APRENDIZAGEM

       É sabido que a utilização de recursos tecnológicos dentro do espaço escolar se faz necessário, para que torne as aulas mais participativas e atrativas, facilitando assim o trabalho do educador e enriquecendo sua prática pedagógica. 
     Os recursos tecnológicos do programa TV Escola, tem contribuído bastante para melhoria da educação brasileira, pois apresenta material riquíssimo, o qual leva o professor a preparar aulas diversificadas e  maravilhosas.
     Após iniciar o curso: Ensinando e Aprendendo Com as TICs, tive a oportunidade de conhecer um mundo até então desconhecido por mim, pois abriu um leque de possibilidades mostrando vários recursos para inovar as minhas aulas. É fascinante esse mundo virtual.
    É importante destacar, que o recurso visual aguça a curiosidade do aluno, facilitando sua compreensão pela temática em estudo.
    A aula foi planejada, mas houve a necessidade de lançar uma nova proposta para os alunos, após assistirem um vídeo da TV Escola sobre o bioma brasileiro: CERRADO.   Foi proposta a turma que se dividissem em grupo e pesquisassem na internet, livros ou revistas os outros biomas brasileiros e apresentassem em forma de seminário, eles concordaram. Qual não foi a minha surpresa, no dia das apresentações os grupos na sua maioria seguros do seu tema alguns grupos preparam sua apresentação utilizando os recursos tecnológicos como projetor de imagem e o computador, recursos esses que chamou muito atenção da classe.
 Acredito que houve aprendizagem, pois, pude perceber o envolvimento da turma durante a aplicação dessas atividades propostas e o quanto eles sentiram-se valorizados na execução das mesmas.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hipertexto

HIPERTEXTO

Após várias leituras do texto, cuja temática principal é hipertexto, observei pontos relevantes que até então, para mim eram ignorados e que vale a pena destacar. 
Hipertexto significa combinação de blocos mais ou menos autônomos do texto. Estes são apresentados em meios eletrônicos computadorizados, os quais têm efeitos de remeter informações associando entre si bastantes elementos para que o usuário possa navegar entre eles, escolhendo seu próprio caminho, sem seguir uma seqüência pré-estabelecida.
Navegar dentro de um hipertexto, nada mais é do que mapear um percurso em uma rede que pode ser tão complexa quanto possível, tecendo assim, ligações entre conectar o texto a outros documentos. O hipertexto, como ferramenta no processo ensino e aprendizagem, facilita um ambiente de descobertas, pois, ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, maneira de aprendizagem considerada como mais duradoura. Trazendo como vantagem à educação, a construção de conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas,
É necessária a utilização dessa ferramenta para aquisição de novos conhecimentos, uma vez que o hipertexto é o recurso que faltava, sem barreiras ou limitações, havendo conexão entre a indagação e as incertezas do ser humano, impulsionando a um espaço de respostas, ou seja, a links, sem receio de navegar.
Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa. ( parágrafo, extraído do manual das TICs, pág.107)