Descrição do processo de Planejamento

Como foi planejar usando hipertexto ou internet? Contemplou a utilização de outros recursos? (TV, rádio, máquina digital, Data Show, Note Book)? O planejamento é um mecanismo, necessário na vida profissional do educador, pois nos dar possibilidade de criar e recriar ações que venha a contemplar melhorias na aprendizagem. Foi gratificante planejar, utilizando a internet, pois a mesma nos oferece diversos meios de informação, que auxilia de maneira significativa nas nossas atividades. Também, utilizei de outros recursos tão importantes quanto à internet, (máquina digital, microfone, caixa amplificada, computador). Execução: Como ocorreu a aplicação dessa atividade com os alunos? Como foi a receptividade? Como aconteceu a aprendizagem dos alunos? No primeiro momento foi proposto à turma, uma aula onde eles iriam pesquisar o conteúdo e apresentarem em forma de seminário. De início eles ficaram muito empolgados e curiosos com a proposta, havendo assim uma receptividade. Acredito que a partir do momento que se organizaram em grupos, com os temas já definidos pelo professor, os alunos passaram a se envolver com as atividades, era bastante perceptível à empolgação e o envolvimento dos mesmos em distribuírem e desenvolverem tarefas e responsabilidades. A aprendizagem se deu no momento da apresentação dos grupos: a criatividade era o ponto mais marcante de cada equipe, pois estavam seguros e confiantes em relação ao tema estudado. Os alunos aplicaram os seus conhecimentos de maneira inovadora, Ex.: simulação da erupção vulcânica em uma maquete. Teve dificuldades? Como gerenciou? Como superou? Você tem registro da atividade dos alunos?(vídeos no Youtube, fotografias). Dificuldades sempre existem, mas como um bom mediador, contornei da melhor maneira possível, que foi dialogando, com alunos que não haviam compreendido como funcionava a atividade proposta, mas depois tudo foi resolvido. Nada que uma boa conversa, não resolva. Registrei os momentos das apresentações e pude constatar a alegria nos rostinhos de cada um, é muito gratificante quando você planeja e observa que valeu todo esforço e dedicação no momento de orientar e fazer acontecer.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hipertexto

HIPERTEXTO

Após várias leituras do texto, cuja temática principal é hipertexto, observei pontos relevantes que até então, para mim eram ignorados e que vale a pena destacar. 
Hipertexto significa combinação de blocos mais ou menos autônomos do texto. Estes são apresentados em meios eletrônicos computadorizados, os quais têm efeitos de remeter informações associando entre si bastantes elementos para que o usuário possa navegar entre eles, escolhendo seu próprio caminho, sem seguir uma seqüência pré-estabelecida.
Navegar dentro de um hipertexto, nada mais é do que mapear um percurso em uma rede que pode ser tão complexa quanto possível, tecendo assim, ligações entre conectar o texto a outros documentos. O hipertexto, como ferramenta no processo ensino e aprendizagem, facilita um ambiente de descobertas, pois, ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, maneira de aprendizagem considerada como mais duradoura. Trazendo como vantagem à educação, a construção de conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas,
É necessária a utilização dessa ferramenta para aquisição de novos conhecimentos, uma vez que o hipertexto é o recurso que faltava, sem barreiras ou limitações, havendo conexão entre a indagação e as incertezas do ser humano, impulsionando a um espaço de respostas, ou seja, a links, sem receio de navegar.
Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa. ( parágrafo, extraído do manual das TICs, pág.107)

3 comentários:

  1. Olá Lineide bom dia,
    Estive navegando em seu blog para avaliar suas atividades do curso. Vejo que foi postada somente uma delas, portanto é importante concluir e postar as que faltam certo? Veja nas agendas das unidades quais faltam e quais as orientações para a postagem. Vale lembrá-lo que estamos na reta final do curso e o mesmo ficará disponível no portal até dia 15/12, data esta que foi avisada a todos por e-mail. Vamos em frente sua participação é muito importante.
    Att.
    Merces

    ResponderExcluir
  2. Olá Lineide,companheira de jornada nas TICs.
    Concordo quando você diz, que há necessecidade de se utilizar o Hipertexto.Essa ferramenta que nos leva além. Em uma viagem de descobertas. Porém nem todos os professores tem curiosidade de abrir essa janela para o mundo virtual e se vislumbrar com essa maravilhosa descoberta.
    Parabéns pelo BLOG.
    Com carinho, Helena.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lineide, gostei das novas mudanças no seu blog!!! Achei muito interessante o que você postou sobre hipertexto sobre o foco da pesquisa, pois devemos nos atentar para que ele não se perca pelos inúmeros caminhos da internet. Ah, gostei também quando falou da importância do hipertexto. Parabéns!

    ResponderExcluir